30.9.09

A meditação de Rávana, Vibhísana e Kumbhakarana

Yogacharya B.K.S. Iyengar

Os três irm
ãos, Rávana, Kumbhakarana e Vibhísana, com diferentes objectivos na vida, decidiram dedicar-se à meditação. A meditação de Kumbhakarana que era tamásica e inerte em sua natureza, tornou-o preguiçoso e apático; embora tivesse um corpo forte, o seu interior permaneceu vazio. A meditação de Rávana era rajásica, cheia de ambições sensuais e intelectuais. A meditação de Vibhísana possuía as qualidades do guna sattva; plena firmeza física, clareza emocional e sabedoria intelectual, simultaneamente a sua intenção era genuína e a entrega total.

Podemos aprender muito a partir da meditação destes três irmãos: de Rávana e Khumbakarana aprendemos a sublimar o ego, rejeitando tanto a preguiça como a cobiça e ambição desmedida; de Vibhisana a cultivar a humildade, virtuosismo e a nos rendermos a Paramátma, como a mais elevada qualidade de dhyána. Somente através de dhyána, o ritmo que representa a ordem interna para a paz pode ser estabelecido.

Hoje em dia muitas pessoas começam a medita, mas elas acabam ficando no estato inerte de vazio de Kumbhakarana, ou tornam-se egoístas e cheias de orgulho intelectual como Rávana. Mas Vibhísana nunca declarou a sua devoção ou a meditação. Ele é a personificação de bhakti e dhyána. Ele entregou-se completamente a Sri Rama, desistindo de todas as amarras. Ele é um exemplo para nós aspirarmos pela meditação.

Estou confiante de que o Yoga enquanto disciplina desempenha um papel importante para aqueles que constroem a paz e alegria, não só em si mesmos, mas também para a sociedade. Sendo um deles, é meu dever continuar, pelo menos com os meus alunos, a manifestar o que é a paz interior.


Este texto foi extraído e traduzido por Gonçalo Correia a partir do inglês do volume 4 do Astadala Yogamala (conheça a revista clicando aqui).

----------

Para saber mais:


- sobre os três irmãos, Rávana, Kumbhakarana e Vibhísana recomendamos a leitura do Rámáyana; - sobre os gunas (tamas, rajas e sattva), dhyána, bhakti e Paramátma leia a Bhagavad Gita e escute em formato mp3 o estudo da Bhagavad Gita no site dharmabindu.

Hari Om Tat Sat

No comments: