4.3.08

Ashtávakra Samhitá, excertos

..
Ashtávakra disse:

1.
Meu filho, podes falar1 com frequência sobre várias escrituras ou ouvi-las. Mas não se pode estabelecer2 no Ser, a menos que se esqueça3 tudo. Ashtávakra Samhitá, XVI Instruções Importantes, 1

1
Falar etc
- O Shruti diz repetidamente que "o Ser não é para ser realizado pelo poder do discurso, através de uma grande inteligência, ou pelo estudo dos Vedas". É uma questão de experiência real e não de mero conhecimento intelectual.

2Estabelecer etc - quando o ser conhece o Ser e nada mais. Na nossa actual condição, nós não estamos despertos para o nosso próprio Ser. Estamos conscientes apenas do corpo, da mente e das várias coisas do mundo. Onde estiver a nossa consciência, nós também estamos.

3Esqueça etc - Isto é, é preciso estar consciente do Ser apenas, percebendo tudo o resto como nada além do próprio Ser. Este estado é atingido, destruindo a ignorância, que é a causa do universo multifacetado. Um estado de sono profundo ou uma condição semelhante induzida artificialmente, em que tudo é esquecido, não é o pretendido porque mesmo nesse estado a ignorância continua a existir e as múltiplas facetas do universo reaparecem logo que acordamos.

------------------------------------

O Ser que é absoluto, imanifesto1, imutável e sem mácula2 não está nem3 longe ou limitado. Ele4 na verdade já está alcançado. “ Ashtávakra Samhitá, XVIII Paz. 5.

1Imanifesto
- sendo um sem um segundo, o Ser não tem nada a exercer por algo. É sempre inactivo - tranquilo e sereno.

2Sem mácula – para além de todos os atributos.

3Nem etc. - O Ser permeia tudo, é Uno, e nem está distante nem próximo. Também não está limitado.

4Ele - ao contrário dos objectos dos sentidos, que são atingíveis porque são limitados e diferente de nós. O Ser é a nossa própria natureza e portanto não pode ser alcançado. Ele já está alcançado.

Traduzido a partir do Inglês do livro Ashtávakra Samhitá, Swami Nityasvarupananda, Advaita Ashrama

Om Shánti
Gonçalo

No comments: